PUB
Colóquio de Geografia reúne em Guimarães 500 especialistas de três continentes
Sábado, Novembro 8, 2014

O Departamento de Geografia da UMinho promove, de 11 a 14 de novembro, em Guimarães, o 14º Colóquio Ibérico de Geografia, subordinado ao tema “’A jangada de pedra’. Geografias Ibero-Afro-Americanas”.

Esta iniciativa conta com cerca de 500 especialistas provenientes de Portugal, Espanha, países de África e da América Latina (Angola, Cabo Verde, Marrocos, Brasil, Argentina, México).

A sessão de abertura está marcada para a próxima terça-feira, dia 11, às 18 horas, no Paço dos Duques, com o Reitor da UMinho, António M. Cunha, o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, a Presidente do Instituto de Ciências Sociais da academia minhota, Helena Sousa, o Diretor do Departamento de Geografia, António Vieira, o coordenador do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território, Lúcio Cunha, o Presidente da Associação Portuguesa de Geógrafos, Rui Pedro Julião, e a Presidente da Associação de Geógrafos Espanhóis, Carmen Delgado Viñas.

Nesta sessão, decorrerá também um Verde de Honra, pelas 18:30 horas, igualmente no Paço dos Duques. Do programa, destacam-se as conferências “Turismo en España: luces y sombras de un modelo de ‘éxito’” (dia 12, às 9h15) e “Cidade, centro de cidade e a nova vida dos velhos centros” (dia 14, às 9h), apresentadas no campus de Azurém da UMinho por Gemma Cànoves Valiente e José Alberto Rio Fernandes, respetivamente.

O evento integra ainda cerca de 90 sessões paralelas, que decorrem na quarta e sexta-feira, a cargo de mais de 150 investigadores. Em discussão estão temas variados como “Dinâmicas Sociodemográficas, Saúde e Qualidade de Vida”, “Planeamento e Gestão do Território”, “Turismo, Consumo e Lazer”, “Clima e Mudanças Ambientais”, “Espaços Urbanos: Políticas e Cidadania”, “Geografias de Género e Sexualidades”, “Mobilidade Populacional e Cooperação” e “Recursos Naturais e Sustentabilidade”.

O programa inclui também 11 workshops temáticos e 1 workshop doutoral, uma homenagem aos conhecidos geógrafos Fernando Rebelo e António Pedrosa, uma sessão de apresentação de livros, a tertúlia “Territórios do Futebol”, uma prova de cerveja artesanal e um jantar de encerramento. Além disso, estão previstas na quinta-feira três visitas guiadas a Guimarães, Braga, Amares e Gerês.

Artigos Relacionados

“Colóquios para a Cidade” pretende mexer com a cidade de Guimarães
Segunda-feira, Abril 14, 2014

Seis conferências, subordinadas ao tema “40 anos de Abril – Pontes para o futuro”, vão trazer a Guimarães Paulo Morais, Boaventura Sousa Santos, Laborinho Lúcio, Rui Reis, D. Manuel Clemente e António Barreto

Um conjunto de cidadãos da comunidade vimaranense apresentou um programa de conferências que terá como ponto de reflexão “40 anos de Abril – Pontes para o Futuro”.

Carlos Vasconcelos, Eduardo Leite, Esser Jorge, Francisco Brito, Martins Soares e Wladimir de Brito são os cidadãos vimaranenses que pretendem promover “a reflexão, o estudo, a promoção do debate e a intervenção sobre questões consideradas estratégicas e estruturantes para o aprofundamento da democracia participativa e para o desenvolvimento económico, social e cultural da sociedade portuguesa e, dentro desta, particularmente da sociedade vimaranense”. Nesse sentido, o projeto “Colóquios para a Cidade” não terá uma preocupação com as questões conjunturais mas privilegiará uma maior reflexão sobre o que será mais estratégico e estruturante.

Questionado sobre se esta iniciativa não colidiria com a atuação dos partidos ou de associações vimaranenses, os promotores referiram que não é propósito concorrer “com as instituições existentes” e que, pelo contrário, pretendem promover as iniciativas “em colaboração com as associações existentes”. Rejeitaram a possibilidade de se constituírem como associação pois, como acrescentaram, existem já, em Guimarães, associações com prestígio e em número suficiente. O espaço que pretendem criar permite aproveitar os meios e recursos já existentes, mas fora do associativismo. O grupo pretende que esta iniciativa se repita todos os anos, renovando o painel dos convidados, tendo sempre presente a evolução do país e a necessidade de diálogo que a cidade venha a revelar. Estando no grupo pessoas de vários quadrantes políticos, tal não implica que se pretendam substituir aos partidos nesta área do debate e reflexão.
Em mente está a publicação do resultado destas conferências, para não deixar que os textos “passem ao esquecimento”.

Programa das conferências “40 anos de Abril – Pontes para o futuro”:
– 22 de abril de 2014 – Professor Doutor Paulo Morais – Universidade Lusófona do Porto.
– 2 de junho de 2014 – Professor Doutor Boaventura Sousa Santos – Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.
– 23 de outubro de 2014 – Dr. Laborinho Lúcio, Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça, na situação de jubilado.
– 12 de novembro de 2014 – Professor Doutor Rui Reis – Escola de Engenharia da Universidade do Minho.
– Janeiro de 2015 – D. Manuel Clemente – Patriarca de Lisboa.
– Abril de 2015 – Professor Doutor António Barreto

As três primeiras conferências estão marcadas para a Assembleia de Guimarães e as três últimas para a Sociedade Martins Sarmento, associações que colaboram diretamente com este grupo de cidadãos.
As conferências estão marcadas para as 21h30min.

Artigos Relacionados

Colónia de Férias na Apúlia
Quarta-feira, Junho 2, 2010

A Junta de Freguesia de Caldelas vai proporcionar a 25 crianças da freguesia dez dias numa Colónia de Férias.

A iniciativa resulta de um protocolo estabelecido entre a Junta de Freguesia de Caldelas e o Centro Social João Paulo II, na Apúlia, e vai realiza-se nos dias 3 a 12 do próximo mês de Agosto.

O Centro Social João Paulo II fica a escassos metros da praia e no seu interior está dotado de piscina, espaços verdes e diversas salas de convívio. Esta instituição dispõe ainda de técnicos e monitores experientes que assegurarão a entretenimento e segurança dos participantes.

Podem participar crianças entre os 6 e os 12 anos que se poderão inscrever nas instalações da Junta de Freguesia. As primeiras 25 inscrições serão os seleccionados para participar na iniciativa.

O custo de participação é de 50 euros sendo que metade desse valor (25 euros) será suportada pela Junta de Caldelas.

Artigos Relacionados

Colóquios e Rastreios preenchem o próximo fim-de-semana
Segunda-feira, Maio 26, 2008

A iniciativa conjunta da ACIT e Bombeiros taipenses vai proporcionar à população um variado leque de rastreios.

No âmbito do I Fórum da Saúde das Taipas – “Viva +”, realiza-se no próximo fim-de-semana, dias 31 de Maio e 1 de Junho, uma série de iniciativas voltadas para questões relacionadas com a Saúde, principalmente no que concerne à prevenção.

O programa completo é o seguinte:

31 de Maio e 1 de Junho:

Realização de Rastreios entre as 8.30 e as 23 horas (Colesterol, Triglicerídios, Glicemia, Hipertensão, Obesidade, Prostata, Osteoporose, Prova Funcional Respiratória, Podologia, Oftalmologia, Condição de Resistência Física.

Sábado (31 de Maio):

Colóquios:
15 horas – “Viver o Verde” (AVET. E.B. 2/3 C. Taipas);
16 horas – “Toxicodependências e Saúde Mental” (Dr. Patrício Ferreira);
17.30 horas – Pediatria “Do 0 ao 1 ano de vida” (Dra. Maria José Vale);
21.30 horas – “Ergonomia no trabalho” (Dra. Joana Raquel e Enfª. Rita Barbosa – CEFT).

Durante a tarde:
– Minicursos de Suporte Básico de Vida – Adultos e Pediátrico;
– Sessões de Hidroginástica (piscina dos BV Taipas) – inscrições grátis na recepção da piscina;
– Aulas de Hip-hop, Aeródance, Aeróbica, Ritmos Africanos, Ritmos Latinos e Fitness.

21.45 horas: Animação Musical

Domingo (1 de Junho):

9.30 horas – 1ª Caminhada de Caldas das Taipas (recinto da Feira Semanal) – Inscrições nas famácias da região, sede da ACIT e BV Taipas.

15 horas: Comemoração do Dia Mundial da Criança (organização do Centro Social Padre Manuel Joaquim de Sousa – Quartel dos Bombeiros).

Colóquios:
16 horas – “Disciplina em contexto de Sala de Aula (Dra. Liliana Meira – CEFT);
17 horas – “Noções Básicas de Osteopatia” (Enfº. Pascoal Abreu e Enfº. Pedro Fernandes – CEFT);
18 horas: “Benefícios da prática de Actividade Física regular” (Taipas Fitness Club);
19 horas – Encerramento.

Durante a tarde:
– Aulas de Hip-hop, Aeródance, Aeróbica, Ritmos Africanos, Ritmos Latinos e Fitness.

Artigos Relacionados