PUB
Citânia Viva faz reviver modos de vida do tempo da Idade do Ferro
Quinta-feira, Julho 16, 2015

A iniciativa, que chega este ano à sua décima edição inclui várias actividades que procuram fazer reconstituir os modos de vida próprios dos povos castrejos.

Realiza-se no próximo sábado, 18 de Julho, a décima edição da Citânia Viva – uma recriação histórica da sociedade do final da Idade do Ferro. A organização da iniciativa está a cargo da Casa do Povo de Briteiros, em colaboração com a Sociedade Martins Sarmento.

Na antiga povoação, um grupo de brácaros fará reviver as antigas ruinas. Da encenação farão parte a arte da guerra da época, assim como os modos de vida do quotidiano como os festejos e os banquetes.

O programa terá início às 10.30 horas onde decorrerá a iniciativa Museu Vivo, precisamente no Museu da Cultura Castreja. Uma actividade preparada de forma especial para um público infantil.

A Citânia de Briteiros estará aberta a partir das 16.30 horas para acolher a recriação épica- aí estarão desde início à venda produtos artesanais, ao mesmo tempo que acontecerão diversos momentos lúdicos.

A partir das 18 horas decorrerá um conjunto de representações demonstrativas de várias actividades da época como o treinos dos guerreiros e a reunião do conselho de notáveis. Esta série de encenações terminará com o jantar castrejo.

Os visitantes da Citânia Viva poderão optar por ficar para jantar, experimentando os petiscos que serão confeccionados especialmente para a ocasião. No final poderão assistir à apresentação de “Discórdia dos Deuses”, que será apresentado pelo grupo de teatro TinBra.

A entrada na Citânia de Briteiros será gratuita neste dia.