PUB
Citânia Viva 2014 recria Historia Castreja
Domingo, Julho 6, 2014

A Citânia de Briteiros recebe a 9ª edição da “Citânia Viva”, uma recriação Histórica Castreja que juntará atores e figurante de Guimarães, Braga e Póvoa de Lanhoso.

Na sua 9ª edição, a recriação história Citânia Viva, na Citânia de Briteiros, dará voz a várias personagens históricas, encarnadas por atores e figurantes de Guimarães, Póvoa de Lanhoso e Braga. Além da representação de diferentes momentos, a partir das 18 horas, os visitantes poderão jantar na Citânia, num serviço que estará disponível ao longo de toda a duração do evento.

Duas comunidades de Brácaros, nos finais do século II AC, encontram-se na Citânia de Briteiros para honrar e sacrificar aos Deuses, presididos pelo valoroso câmalo e seu conselho de notáveis. Dois convidados improváveis nesta região, o lusitano viriato e o romano quinto Servílio cipião, “viajam” até Noroeste da Península Ibérica e encontram-se, ocasionalmente, durante este symposium. Mais tarde, um fascinado Francisco Martins Sarmento e um incrédulo Camilo Castelo Branco presenciam uma história milenar, por entre as ruínas da Citânia.

Uma realização da Casa do Povo de Briteiros e da Sociedade Martins Sarmento, produzida pela Casa do Povo de Briteiros, com o patrocínio da Câmara Municipal de Guimarães e da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso. A encenação é de Bruno Laborinho.

A edição deste ano realiza-se a 12 de julho, a partir das 18 horas e tem entrada gratuita.