PUB
Cidade francesa de Montluçon é a décima primeira geminação de Guimarães
Segunda-feira, Dezembro 21, 2015

A cidade-berço terá uma casa própria em território francês. A primeira “Casa de Guimarães” ficará na cidade de Montluçon, onde vivem cerca de 4 mil vimaranenses.

Guimarães terá mais uma “cidade-gémea” em França. O protocolo com o município de Montluçon foi assinado pela vereadora Adelina Paula Oliveira, em representação do presidente da Câmara Municipal de Guimarães.

Além do protocolo de geminação, será criada naquela cidade a primeira “Casa de Guimarães” num país exterior. Montluçon, no distrito de Allier, é uma pequena cidade de 80 mil habitantes, onde se inclui uma comunidade portuguesa de cerca de 8 mil portugueses, alguns deles estiveram presentes na cerimónia de assinatura da carta de compromisso.

As conversações para esta geminação tiveram início em Setembro de 2014. Durante a cerimónia protocolar o presidente do município de Montluçon, Daniel Dugléry, aceitou o convite para estar presente no dia 24 de Junho, dia da cidade de Guimarães.

A cidade de Guimarães tem uma dezena de cidades geminadas em França, Espanha, Alemanha, Brasil, São Tomé e Príncipe e Cabo Verde.
Montluçon será a terceira cidade francesa geminada com Guimarães, depois de Brive e Compiègne.