“Cidadanias” reflecte sobre as origens do 25 de Abril de 1974
Quinta-feira, Setembro 22, 2016

O encontro “Cidadanias”, iniciativa anual organizada pelo Núcleo de Estudos 25 de Abril, em colaboração com o Centro de Formação Francisco de Holanda, irá realizar-se este ano no dia 24 de Setembro, na Escola Secundária das Taipas.

O painel de palestrantes será composto por Vasco Lourenço, Rosado da Luz Afonso e Adelino Gomes, sendo “O Regresso às Origens” o tema da sessão deste ano.

Os três intervenientes terão relatos muito próprios sobre a Revolução da Liberdade. Todos tiveram, de uma forma ou de outra um papel importante na condução da transformação política e social, que viria a pôr fim a quatro décadas de um regime ditatorial em Portugal.

Vasco Lourenço, 74 anos, pertenceu à comissão política do Movimento das Forças Armadas, que planeou e executou o golpe. O agora militar na reserva trará uma perspectiva sobre a elaboração de toda a conspiração, que levou ao derrube do regime de Oliveira Salazar e Marcello Caetano.

Rosado da Luz Afonso, esteve directamente envolvido no teatro de operações, tendo sido um dos operacionais da Revolução de 25 de Abril.

O terceiro participante no encontro será o jornalista Adelino Gomes, 72 anos, era o reporter de serviço no dia 25 de Abril de 1974, tendo ficado célebres as reportagens de rua que fez naquele dia.

Adelino Gomes viria a ter um pepel de destaque na imprensa portuguesa durante o período pós-revolucionário, principalmente durante o ano de 1975, tendo ganho vários prémios ao longo da carreira.

Em falta estará ainda a confirmação de um quarto nome, que será conhecido até ao dia do encontro.

A entrada é livre mediante inscriçãoatravés de e-mail enviado para o NE25A (ne25abril@gmail.com) ou através de inscrição na página web do Centro de Formação Francisco de Holanda.