Chuva de meteoros das Perseidas entre o dia 12 e 13 de Agosto
Segunda-feira, Agosto 10, 2015

Este fenómeno tem o seu pico na próxima quinta-feira de Agosto entre as 7h30min e as 10h (Hora Legal) com uma taxa horária teórica em condições perfeitas em torno de 100 meteoros por hora.

Infelizmente não será possível observar o seu máximo em Portugal por ocorrer durante o dia, mas a observação será ainda bastante favorável durante a noite de 12 para 13 de Agosto, a partir das 23 horas, como se pode ler na informação disponível na página da internet do Observatório Astronómico de Lisboa.

A fonte da chuva de meteoros das Perseidas é o cometa Swift-Tuttle que percorre uma órbita elíptica com um período de 133 anos, deixando detritos ao longo da sua órbita. Todos os anos por esta altura, a Terra cruza a órbita do cometa, atravessando zonas onde permanecem esses detritos. A última passagem do cometa junto à órbita da Terra ocorreu em 1992.

O Observatório Astronómico de Lisboa aconselha as pessoas irem para um espaço fora das luzes artificiais e com um horizonte desimpedido. Se o céu se apresentar límpido, como acrescenta a informação disponível em https://oal.ul.pt/perseidas-de-2015/ “teremos uma maravilhosa visão do céu… Ver-se-á Saturno (mesmo na constelação de Balança) e as maravilhosas constelações de Verão já aparecerão em todo seu esplendor: Lira, Cisne, Águia, Escorpião, etc..”