PUB
Carnaval nas Taipas em pleno tempo de Quaresma
Terça-feira, Fevereiro 12, 2013

Desde que se conheceu o programa das comemorações do Carnaval taipense de 2013 que o assunto tem sido falado e dividido opiniões.

A Associação Recreativa, Cultura e do Carnaval Taipense (ARCAT) agendou os festejos carnavalescos de 2013 para data posterior ao dia de Carnaval (12 de Fevereiro). Os dias 15 a 17 de Fevereiro, já em pleno tempo de Quaresma, foram os escolhidos para os festejos deste ano. Um assunto que tem servido de tema de conversa e dividido a opinião de muitos taipenses.

Da parte da Direcção da entidade organizadora, a explicação para esta decisão vai de encontro à dúvida que sempre tiveram sobre o facto do Governo conceder, ou não, tolerância de ponto para a Terça-feira de Carnaval. “Ninguém gosta de organizar um evento sem público. E, na dúvida, optámos por realizar as habituais iniciativas de Carnaval entre os dias 15 e 17 de Fevereiro, durante o fim-de-semana”, disse um dos responsáveis da ARCAT ao Reflexo. Quanto ao facto dos festejos não se realizarem no fim-de-semana anterior ao dia de Carnaval, o entendimento da ARCAT foi de que, assim como nos aniversários natalícios, não se deve festejar nada antes do seu dia.

Em todo o caso, a ARCAT recusa qualquer tipo de intencionalidade em interferir com a celebração do tempo da Quaresma que, dizem, “muito respeitamos. Entendemos e aceitamos perfeitamente as críticas e preocupações das pessoas mas, estas coisas têm de ser planeadas com algum tempo e na devida altura tivemos de tomar as nossas decisões”. Outro dos motivos que terá levado a festejar o Carnaval na data mencionada estará relacionado com o facto da ARCAT ter passado por alguns problemas directivos que fizeram que o grupo de pessoas que agora lidera a colectividade só tenham pegado neste assunto há muito pouco tempo. Desta forma, justificam, “acabamos por ganhar mais uma semana para a organização dos festejos”.

 

O Programa dos Festejos Carnavalescos de 2013 é o seguinte:

Sexta-feira, dia 15 de Fevereiro

22 horas – actuação do Grupo Musical TOP5

 

Sábado, dia 16 de Fevereiro

15 horas – Cortejo de Carnaval para as crianças. No final há entrega de prémios para os cinco melhores mascarados e ainda um espectáculo de palhaços com Afonsito, Tremidinho e Catatau;

22 horas – espectáculo musical com a Banda Myllenium.

 

Domingo, dia 17 de Fevereiro

9 horas – exposição do Arturinho no Coreto do Jardim Público;

14.30 horas – concentração no Recinto da Feira Semanal dos participantes do Cortejo Carnavalesco de 2013;

15 horas – Início do Cortejo de Carnaval que percorrerá várias artérias da Vila. No final do cortejo há entrega de prémios aos três melhores carros alegóricos e ainda um espectáculo de variedades com a presença de vários artistas como Ofir Show, Bento Batista, Carlos Ribeiro, Tiago Maroto e Filipa Ferreira, entre outros;

21 horas – LEITURA DO TESTAMENTO e meia hora mais será levantado o Arturinho para seguir em desfile até ao Parque das Taipas, onde será queimado, junto ao rio.

Artigos Relacionados