Campanha de vacinação contra a Meningite
Terça-feira, Janeiro 24, 2006

A vacina é gratuita nos Centros de Saúde e, numa primeira fase, serão vacinadas as crianças até aos nove anos. Esta doença regista cerca de 200 casos por ano, acabando 5% a 10% por ser fatais.

A Direcção-Geral de Saúde do Ministério da Saúde lançou este mês a primeira fase de uma campanha de vacinação gratuita contra a Meningite, para crianças até aos nove anos.

Assim, a Direcção-Geral recomenda que seja administrada a vacina para todas as crianças nascidas entre 1997 e 2004 que não tenham sido ainda vacinadas ou que tenham feito apenas uma dose antes dos 12 meses de vida.

A doença meningocócica é uma doença contagiosa, causada por uma bactéria, que apenas se transmite de pessoa para pessoa e pode manifestar-se como meningite ou como septicemia.

Nos últimos anos, em Portugal, registaram-se cerca de 200 casos desta doença anualmente. Destes casos, cinco a dez por cento são fatais, mesmo com tratamento. Os mais atingidos são as crianças, principalmente nos primeiros anos de vida e portadores de outras doenças.

Embora a vacina seja classificada como muito segura, pode causar alguma reacção, nomeadamente febres altas, convulsões ou alterações do comportamento, dificuldade respiratória ou respiração ofegante, rouquidão e/ou palidez.

As vacinas são gratuitas nos Centros de Saúde.

Texto: Paulo Dumas
paulodumas@reflexodigital.com

Artigos Relacionados