Câmara de Guimarães promove Reisadas
Quinta-feira, Janeiro 5, 2012

A edição de 2012 das tradicionais Reisadas promovidas pela Câmara Municipal de Guimarães, realizam-se este Sábado, por diversas artérias de Guimarães e no Largo da Oliveira.

Manter e salvaguardar uma tradição secular que, com incidência particular nas aldeias portuguesas, se vive intensamente entre os dias 6 e 19 do primeiro mês de cada ano, é um dos principais objectivos da Câmara Municipal de Guimarães com a realização desta iniciativa.

Para além de preverem circuitos que levam os grupos participantes a percorrerem as artérias da Cidade e a visitar muitas das suas instituições sociais, as Reisadas terminam com a actuação conjunta dos grupos participantes no Largo da Oliveira.

A todos os grupos participantes, que foram escolhidos por sorteio de entre os muitos grupos inscritos, será atribuído um prémio no valor de 300 euros a que corresponderá um vale para aquisição de instrumentos musicais em estabelecimento comercial da especialidade a designar.

Na edição deste ano vão participar os seguintes grupos musicais: Conjunto de Música Popular dos Bombeiros Voluntários de Guimarães; ARCAP – Academia Recreativa Cultural Amigos de Ponte; Associação Recreativa e Cultural de Airão Santa Maria; C.N.E Ponte (Agrupamento 307); Grupo Cultural e Recreativo de Barco; Grupo de Reis do Centro Social, Recreativo e Cultural de Campelos; Récita – Grupo Cultural; Rancho Folclórico de Candoso S. Martinho; Grupo de Cantares da União Desportiva de Polvoreira e Os Musiké – Associação Musical Artística do Centro de Formação Francisco de Holanda.

O programa completo da iniciativa é o seguinte:

Tarde

Cantar dos Reis em Instituições de Solidariedade Social, pelos seguintes Grupos:

Conjunto de Música Popular dos Bombeiros VG: visita o Centro de Solidariedade Humana Prof. Emídio Guerreiro pelas 15h00;

Associação Recreativa e Cultural Airão Santa Maria: visita o Lar de S. Paio pelas 15h00;

Récita – Grupo Cultural: visita o Centro de Atividades Ocupacionais Lar Residencial “Alecrim” pelas 15h00;

Grupo de Reis do Centro Social Recreativo Cultural de Campelos: visita a Venerável Ordem Terceira de S. Domingos pelas 15h00;

ARCAP – Academia Recreativa Cultural Amigos de Ponte: visita o Centro Social de Brito pelas 15h30.

 

21h00 – Cantar dos Reis

Largo da Oliveira

Caso as condições climatéricas a tal obriguem, o evento será transferido para a Igreja de S. Francisco.