PUB
Câmara de Guimarães assina Protocolo
Sexta-feira, Maio 16, 2008

A Câmara Municipal de Guimarães assinou recentemente um Protocolo com a Comissão do Plano Nacional de Leitura

Sendo assumido pelo Governo como um projecto prioritário, pretende-se que o Plano Nacional de Leitura (PNL) constitua uma resposta à preocupação pelos níveis de literacia da população portuguesa. Deste Plano fazem parte um leque de acções a ser lançadas nas escolas, famílias, bibliotecas e outros espaços que se destinem à promoção e ao desenvolvimento de competências relacionadas com os domínios da leitura e da escrita.

Para colocar em marcha o PNL, foi desenvolvida uma estratégia de financiamento a envolver contribuições do Ministério da Educação, da Fundação Calouste Gulbenkian, das Câmaras Municipais e o patrocínio de empresas.

Foi neste sentido que a Câmara Municipal de Guimarães, através da Biblioteca Municipal Raul Brandão assinou um Protocolo com o PNL com o intuito de articular, ampliar e dinamizar as iniciativas em torno do livro e da leitura e através do qual, até 2011 e de forma faseada, o PNL e a Câmara Municipal de Guimarães se comprometem a proporcionar apoio financeiro, no valor de € 61.700,00 a suportar por cada uma das partes, para apetrechamento, com livros, de todos os estabelecimentos de ensino do concelho (jardins de infância e escolas do 1º e 2º ciclos do ensino básico).

O município vimaranense encontra neste projecto a possibilidade de contribuir para a promoção da leitura junto dos cidadãos vimaraneses, assumindo-a como factor de desenvolvimento individual e de progresso nacional.

Texto: Manuel António Silva

Artigos Relacionados