PUB
Câmara de Guimarães aprova Voto de Louvor ao professor Adelino Oliveira
Quinta-feira, Novembro 27, 2014

Município rende «justa homenagem” ao docente do Agrupamento de Escolas de Briteiros, “cidadão ativamente comprometido com o bem dos seus semelhantes e com o progresso da sua comunidade na procura de um concelho mais justo e solidário», como refere o texto apresentado em reunião de Câmara.

Adelino Oliveira foi professor do 1º Ciclo na freguesia de Santa Leocádia de Briteiros desde 1995. Foi fundador, Presidente do Conselho Executivo e Presidente do Conselho Pedagógico do Agrupamento Horizontal de Escolas de Briteiros – o primeiro a ser criado em Portugal – de 1999 a 2004. Ainda em Briteiros, mas já no Agrupamento Vertical, foi Presidente da Assembleia de Escola e, posteriormente, do seu Conselho Geral, de 2004 a 2009, e Subdiretor, de 2009 a 2014.

Em 2004, fundou o CISIB – Centro de Integração de Serviços para a Infância de Briteiros, uma estrutura protocolada com o Município e o Ministério da Educação que viria a coordenar até 2014, vocacionada para a prevenção e intervenção educativa com o objetivo de diagnosticar os problemas da infância, da juventude e respetivas famílias promovendo, em articulação com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), a construção de respostas adequadas no combate ao abandono escolar e à exclusão social.

Foi fundador e é, desde 2012, Presidente da Assembleia Geral da “Castreja – Cooperativa de Apoio Social e Cultural” e, desde 2002, Qualificador da Comissão Social Interfreguesias Castreja.

No Voto de Louvor aprovado por unanimidade na reunião do dia 27 de novembro, destaca-se a «forma denodada e comprometida como abraçou a luta contra o abandono escolar na zona de Briteiros, conseguindo resultados muito relevantes, em boa medida mercê da empatia que facilmente cria com o seu interlocutor e da convicção profunda com que defende o papel da escola enquanto motor da sociedade e principal fator de desenvolvimento humano».

Artigos Relacionados