PUB
Câmara de Guimarães apresenta novo projecto para o Toural
Segunda-feira, Julho 13, 2009

Após ter sido fortemente contestado pela população e de ter recebido um parecer negativo por parte do IGESPAR, a nova versão do projecto é apresentada amanhã, com a presença dos técnicos responsáveis pelo projecto.

A Câmara Municipal de Guimarães apresentará amanhã, numa sessão pública, o projecto de intervenção urbana que engloba o Largo do Toural, a Alameda de S. Dâmaso e ainda a Rua de Santo António.

A sessão decorrerá a partir das 21.30 horas no Largo Condessa do Juncal, devendo ser apresentado pela arquitecta Maria Manuel Oliveira, do Centro de Estudos da Escola de Arquitectura da Universidade do Minho.

O projecto de intervenção para o Toural e Alameda de S. Dâmaso foi uma das intervenções apresentadas pela autarquia em Setembro de 2007, dentro do dossier dos 5 Projectos Para Guimarães e foi também um dos mais polémicos e que mobilizou um amplo debate por parte da comunidade.

O projecto inicial previa a cobertura de toda a praça do Toural por um lajeado, eliminando assim toda a componente arbórea existente. Estava ainda previsto um parque de estacionamento subterrâneo e um túnel que atravessava a praça num nível inferior, eliminando-se assim o trânsito automóvel à superfície.

Mais recentemente, a autarquia recebeu algumas considerações por parte do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico, num parecer vinculativo, que terão sido um dos motivos para a alteração do projecto inicial.

Texto: Paulo Dumas

Artigos Relacionados