PUB
Câmara de Guimarães apresenta novo modelo de AEC para o próximo ano letivo
Terça-feira, Maio 13, 2014

A proposta foi apresentada aos Diretores dos Agrupamentos de Escolas de Guimarães, bem como aos membros do Conselho Municipal de Educação

O executivo municipal liderado por Domingos Bragança apresentou, no dia 12 de maio, no Salão Nobre da Câmara Municipal, o novo modelo para as Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), a implementar no próximo ano letivo.

De acordo com o projeto apresentado, todos os alunos do 1º ao 4º ano de ensino receberão ensinamentos de língua inglesa e participarão na disciplina de Atividade Física e Desportiva, no ano letivo 2014/2015. Estas duas áreas de ensino serão asseguradas a todos os alunos, quer através dos docentes com horários disponíveis nos Agrupamentos, quer pela Autarquia.

O Município de Guimarães, numa parceria com “A Oficina”, estará disponível para oferecer, em alguns estabelecimentos de ensino, uma terceira atividade ligada às artes, com destaque para a dança, música e teatro. Domingos Bragança avançou ainda que esta atividade curricular será alargada a todas as escolas do concelho, “a partir do momento que o Ministério da Educação e Ciência implemente o Inglês para os alunos do 3º e 4º anos”.

Ficou ainda acordado com os agrupamentos de escolas que os horários das AEC serão flexíveis e ocuparão o período da tarde, de forma a possibilitar a elaboração de horários mais atrativos para os docentes.

Adelina Paula Pinto, vereadora com competências delegadas na Educação, pretende que este projeto se direcione, “para a especificidade do concelho de Guimarães, principalmente no que diz respeito à sua dimensão cultural, patrimonial e histórica”.