PUB
Câmara apresenta estudo de alargamento do Parque Industrial de Ponte
Quinta-feira, Outubro 13, 2016

A Unidade Operativa de Planeamento foi apresentada na sexta sessão de trabalhos do Conselho Consultivo para o Investimento e Emprego. A autarquia apresentou ainda um plano para a revitalização dos parques industriais do concelho.

O Conselho para o Investimento e Emprego reuniu na passada segunda-feira, na freguesia de Ponte, no Parque Industrial. Este órgão consultivo do presidente da Câmara Municipal reúne com uma regularidade de três meses e é composto por sessenta membros, tendo esta sido a sétima reunião.

Na agenda da reunião desta segunda feira esteve o projecto de alargamento do Parque Industrial de Ponte, com a apresentação de uma Unidade Operativa de Planeamento e Gestão da Ampliação do Parque Industrial de Ponte.

O estudo apresentado durante a jornada de trabalho contempla o alargamento da área do parque industrial em 40 mil metros quadrados, que serão dedicados à instalação de novas unidades industriais. Domingos Bragança apresentou na mesma ocasião as linhas gerais para o processo de revitalização dos parque industriais do concelho de Guimarães.

O parque irá ser beneficiado com novas ligações à rede rodoviária, com uma ligação à variante que liga Fermentões a Silvares e ao nó da auto-estrada. O estudo prevê ainda a criação de uma via periférica e uma ligação ao que será o nó de ligação ao Avepark.

A gestão do parque industrial foi igualmente um tema abordado na reunião, de onde saiu a ideia de criação de uma associação de empresários e a necessidade de repensar o modelo de gestão do parque. Em termos de equipamentos a área industrial, prevê-se que a instalação de um terminal de carregamento de veículos eléctricos, assim como uma área de apoio a camionistas.

O Parque Industrial de Ponte foi criado na década de 1980 e actualmente alberga cerca de quatro dezenas de unidades industriais.