PUB
Caldelas “ganhou” 428 eleitores em 2008
Quarta-feira, Março 4, 2009

Todas as freguesias do concelho de Guimarães viram aumentar o seu número de eleitores em 2008, mesmo as freguesias urbanas da cidade de Guimarães, que os vinham perdendo sistematicamente.

A freguesia de Caldelas tinha, oficialmente, no final do ano passado, 5.419 eleitores, mais 428 que no ano anterior, continuando a manter o posto de terceira freguesia com maior número de eleitores de Guimarães, a seguir às freguesias de Azurém e Creixomil.

Os dados publicados pela Direcção-Geral da Administração Interna indicam ainda que, para o ano em que se realizam três actos eleitorais, todas as freguesias vimaranenses ganharam em número de eleitores, ao contrário de vinha ocorrendo em anos anteriores.

O concelho de Guimarães tem agora 142.979 eleitores, mais 10.972 que em 2007. A freguesia que mais eleitores ganhou durante um ano foi a de Creixomil que tem agora 7.603 eleitores, mais 594 do que no ano passado. Gémeos, freguesia localizada no sudeste de Guimarães é a que tem menos eleitores no concelho com 418.

Compondo o número de eleitores com a área em quilómetros quadrados das freguesias, confirma-se que as freguesias urbanas da cidade são as que concentram mais eleitores por unidade de área, com S. Paio a liderar a tabela. Aqui Caldelas surge na sexta posição, com 2.037 eleitores por quilómetro quadrado, a seguir às freguesias da cidade.

No fim da tabela, Castelões na ponta nordeste de Guimarães, com 106 eleitores por quilómetro quadrado.

Texto: Paulo Dumas

Artigos Relacionados