PUB
Caldas das Taipas representada no Encontro sobre Património Industrial e Museologia
Sexta-feira, Novembro 13, 2015

O encontro internacional realiza-se este fim-de-semana na sede da A.C.I.G., em Guimarães. O termalismo e o Grande Hotel Vilas serão motivos de duas das apresentações do programa.

Decorre no fim-de-semana de 14 e 15 de Novembro a terceira edição do Encontro sobre Património Industrial e Museologia, uma iniciativa conjunta da Associação Comercial e Industrial de Guimarães (A.C.I.G.) e da Sociedade Martins Sarmento.

A organização do encontro em Guimarães surge após o êxito obtido com a realização da exposição sobre a indústria das cutelarias organizada pela A.C.I.G., pela altura das comemorações do seu 150.º aniversário.

A edição contará, entre outras, com duas comunicações que se referem às Caldas das Taipas – “A Indústria Termal nas Caldas das Taipas.

“História, Património e Musealização”, que será proferida às 10 horas de sábado, 14, por António José Oliveira e Célia Pontes. No mesmo dia, às 14.30 horas, Será feira a apresentação “O Grande Hotel Vilas no Acervo Fotográfico da Muralha”, por António José Oliveira.

O encontro que decorrerá na sede da A.C.I.G. tem como objectivo fazer uma avaliação actualizado do estado do conhecimento na área do património industrial e a sua musealização. O tema surge numa altura em que se laçam as bases da candidatura de classificação da Zona de Couros como Património da Humanidade.

A Universidade do Minho, através do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, e a Associação Portuguesa para o Património Industrial são entidades parceiras do encontro.