Cabras vão limpar espaços públicos no concelho
Terça-feira, Março 22, 2011

Câmara de Guimarães vai estabelecer protocolos com Juntas de Freguesia do concelho para a criação de rebanhos de cabras destinados à limpeza de espaços públicos.

A iniciativa, que será votada na próxima quinta-feira (24 Março) na reunião quinzenal do executivo vimaranense, por proposta apresentada pela veradora municipal Alexandra Gesta, está inserida no âmbito da actuação do MAPa2012, no seguimento de reuniões de trabalho efectuadas com as Juntas de Freguesia do concelho onde se identificaram Juntas interessadas em participar num projecto-piloto, já implementado noutros países com bons resultados, e que consiste na utilização de rebanhos de cabras como meio economicamente sustentável para limpar e manter limpos espaços públicos da sua competência.

Airão (S. João), Aldão, Atães, Barco, Briteiros (S. Salvador), Candoso (S. Martinho), Creixomil, Longos, Mesão Frio, Pinheiro, Polvoreira, Selho (S. Jorge) e Selho (S. Cristóvão), são a freguesias que demonstraram interesse em participar na iniciativa e que ao abrigo do referido protocolo vão receber da autarquia um apoio de cerca 450 euros para comparticipação na aquisição de um rebanho de cabras que, segundo o referido protocolo, terá de ser constituído por um mínimo de 9 animais.

As Juntas de Freguesia participantes comprometem-se, entre outros, a fazer o registo da actividade do rebanho, com uma periodicidade trimestral, onde mencionem a quantidade de metros quadrados de área limpa pelo rebanho, devidamente documentada por fotografias, a enviar ao município que, por sua vez, se compromete a divulgar os resultados.