PUB
CE quer luzes de sinalização diurna nos automóveis até 2011
Quinta-feira, Outubro 2, 2008

Com o objectivo de fazer reduzir os números da sinistralidade na Europa, a Comissão Europeia pretende implementar uma nova forma de sinalização diurna nos veículos automóveis.

Todos os veículos, ligeiros e pesados, serão obrigados a estar equipados com luzes de sinalização durante o dia. A directiva é da Comissão Europeia pretende que até ao início de 2011, todos os veículos ligeiros já estejam equipados com estas luzes, sendo que os pesados terão mais um ano de adaptação.

Esta decisão é justificada pela Comissão Europeia com base em resultados positivos no combate à sinistralidade efectuados em países nos quais já está implementado este sistema de sinalização diurna. O objectivo final será fazer diminuir o número de mortos nas estradas europeias que é, anualmente de 40 mil.

Esta medida não está à partida a ser bem aceite pelos construtores de veículos e por associações de utilizadores das estradas que receiam que, ao tornar os carros mais visíveis durante o dia, os peões passam a estar mais vulneráveis.

Artigos Relacionados