CEC 2012 aumenta afluência de turistas a Guimarães
Sexta-feira, Abril 13, 2012

Esta é a conclusão da análise, apresentada pela Divisão de Relações Públicas da Câmara Municipal de Guimarães, à afluência de turistas à cidade.

Os números apresentados são referentes ao primeiro trimestre de 2012 e, comparados com o mesmo período do ano passado, permitem concluir que a Capital Europeia da Cultura está a ter um impacto muito positivo na afluência de turistas à sede do concelho.

Os diferentes referenciais de análise estudados indicam que, por exemplo, no teleférico, se verificou uma variação acima dos 90% na aquisição de bilhetes. No primeiro trimestre deste ano foram adquiridos 36.601 bilhetes contra os 19.249 no mesmo período de 2011.

No caso das visitas aos três principais museus da cidade (Paço dos Duques, Alberto Sampaio e Martins Sarmento) essa variação situou-se nos 46,5% com o total de 86.631 visitas nos primeiros três meses do ano.

Um dos indicadores mais expressivos é o do número de visitantes aos Postos de Turismo locais. Na totalidade, já visitaram esses locais, 16.044 turistas quando no mesmo período do ano passado, esse número era sensivelmente três vezes menor. Outra conclusão a tirar destes números é que a maior parte destas visitas (62,5%) corresponde a visitantes nacionais invertendo a tendência do mesmo período do ano transacto em que esses números representavam apenas 27,9% dos visitantes.

Os responsáveis pela recolha destes dados concluem que “os três primeiros meses deste ano revelam um aumento muito significativo do número de turistas na nossa cidade, com especial enfoque no número de turistas nacionais, mantendo-se os índices de crescimento sustentado nas visitas aos museus e ao Teleférico, assim como nas taxas de alojamento hoteleiras”.

Artigos Relacionados