PUB
CDU insatisfeita com a dinamização cultural em Guimarães
Quinta-feira, Abril 3, 2008

Primeira reunião de Abril do elenco de vereadores de Guimarães, com uma nova presença. Luísa Oliveira substitui Carlos Vasconcelos na bancada do PSD, depois de este ter pedido a sua substituição. Câmara irá atribuir um subsídio de 200 mil euros para obras na sede da ACIG.

O que está a ser feito em termos de mobilização de públicos e artistas em Guimarães não é suficiente. A opinião é de Amélia Guimarães, vereadora da CDU na Câmara Municipal de Guimarães. Após o anúncio de que Guimarães seria Capital Europeia da Cultura deveria ter sido feita uma aposta na dinamização de todas as valências culturais: “a CEC não pode ser um ponto de chagada, mas deverá ser um ponto de partida” – referiu a vereadora.

Foi própria portadora da pasta da cultura do município – Francisca Abreu – que, em resposta, disse que as críticas lançadas por Amélia Guimarães eram injustas e convidou-a a folhear a agenda cultural de Guimarães para comprovar que não existe falta de dinâmica entre os agentes culturais em Guimarães. Rematou assegurando que Guimarães é tida como referência a nível europeu.

Também António Magalhães fez saber que a Câmara Municipal não poderia ir além do que lhe está cometido e que mesmo isso está depende do pacote financeiro que vier a ser determinado pelo Ministério da Cultura, com quem a edilidade irá reunir para que o novo ministro, José Pinto Ribeiro, tome melhor conhecimento do processo. “Temos que saber até onde podemos ir. Não queremos que aconteça em Guimarães o que aconteceu no Porto e o que está a acontecer em Liverpool” – disse Magalhães.

A reunião de hoje dos vereadores na Câmara Municipal de Guimarães, contou com a estreia de Luísa Oliveira, em substituição de Carlos Vasconcelos, do lado do PSD. Nesta reunião foram ainda votados vários subsídios, o maior deles, no valor de 200 mil euros, como comparticipação para as obras na sede social da Associação Comercial e Industrial de Guimarães (ACIG).

Texto: Paulo Dumas

Artigos Relacionados