PUB
CDS propõe Gabinete Municipal de Investimento em Guimarães
Terça-feira, Novembro 13, 2007

Os responsáveis pela concelhia do CDS em Guimarães apresentaram hoje uma proposta de criação de um gabinete de apoio à actividade industrial no concelho de Guimarães. Esta seria, na opinião dos populares, uma atitude “pró-activa” no sentido de uma maior competitividade para o concelho.

A concelhia do CDS de Guimarães apresentou hoje em Conferência de Imprensa uma proposta de criação de um Gabinete Municipal de Investimento. Esta será, no entender dos populares vimaranenses, a melhor forma de o concelho se distinguir na área da captação de investimento.

De resto, este será o desígnio de Guimarães para o CDS local – o concelho deverá manter o seu “cariz industrial, de investidores, habituado a grandes industrias e muitas PME’s”.

O CDS de Guimarães acredita ainda que o Gabinete Municipal de Investimento será uma forma de agir por antecipação, tendo em conta “um mundo totalmente globalizado, em que os investidores pensam global”. Neste cenário, Guimarães deverá apresentar soluções locais.

A proposta avança ainda com algumas medidas que deverão agilizar a captação de investimento. Por exemplo, a criação de uma “Via Verde” nos processos de licenciamento e uma aposta na rede viária local do concelho. É ainda considerado fundamental o concelho “mostrar-se” em feiras internacionais, conferências e em protocolos com Câmaras de Comércio internacionais.

Os objectivos do Gabinete Municipal de Investimento seriam, nomeadamente, o apoio a políticas de apoio ao investimento, criação de estímulos à cooperação empresarial e a criação de “pólos de competitividade”.

Entre a extensa lista de medidas a implementar no âmbito desta nova estrutura, constam, entre outros, a construção de dois novos parques industriais, a elaboração de estudos mercado e de ornamento industrial no concelho de Guimarães.

Texto: Paulo Dumas

Artigos Relacionados