PUB
CCDR-N propõe 15 medidas para melhoria da qualidade do ar
Quarta-feira, Fevereiro 11, 2009

Com o objectivo melhorar a qualidade do ar em algumas áreas urbanas da região, nomeadamente do Vale do Ave, a CCDR-N pretende implementar algumas medidas que podem passar por limitações ao tráfego de pesados e ligeiros nos centros das cidades.

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) apresentou ao Governo 15 medidas com as quais espera conseguir uma melhoria na qualidade do ar. Estas medidas estão incluídas no Programa de Execução do Plano de Melhoria de Qualidade do Ar.

A implementação do plano envolve 31 entidades da região que, através da assinatura de um protocolo, deverão pôr em prática as várias medidas do programa, que está ainda dependente da apresentação do Ministério do Ambiente.

A região do Vale do Ave faz parte das áreas geográfica de intervenção, já que apresenta alguns problemas ao nível da qualidade do ar em alguns indicadores como as partículas em suspensão que resultam, em grande parte, do tráfego automóvel, do sector industrial e da combustão residencial.

Algumas das medidas apresentadas passam pela diminuição da circulação de veículos pesados nos centros urbanos e a renovação de frotas dos pesados de passageiros. Estão ainda previstas novas medidas de fiscalização no sector industrial e a certificação das lareiras domésticas, além de acções de sensibilização ambiental.

Texto: Paulo Dumas

Artigos Relacionados