PUB
Braga será “capital da cultura todos os dias”
Terça-feira, Outubro 10, 2006

É garantia do município bracarense, face ao anúncio da proposta portuguesa de Guimarães para a Capital Europeia da Cultura. Braga aceita a decisão, mas continua a entender que a sua proposta “justificava cabalmente a sua escolha”.

Face à decisão, divulgada no passado fim-de-semana pela Ministra da Cultura Isabel Pires de Lima, de propor a cidade de Guimarães como capital Europeia da Cultura, o município de Braga, através do seu Gabinete da Presidência, felicita a cidade de Guimarães por ter sido objecto daquela decisão.

A Câmara Municipal de Braga refere que tudo fez para que a capital de distrito fosse escolhida e que a proposta elaborada e apresentada formalmente ao Ministério da Cultura justificava de forma clara aquela escolha, nomeadamente pelo “estatuto sócio-cultural que a cidade assume no contexto histórico e contemporâneo” – refere o comunicado do gabinete.

Aceitando a decisão, o município de Braga adianta que estará disponível para trabalhar em conjunto com a cidade de Guimarães, “através da cedência de equipamentos culturais que possam ser considerados úteis” para a iniciativa.

Finalmente, o comunicado refere que a cultura continuará a ser uma prioridade do executivo e lamenta a posição assumida por alguns cidadãos – “os primeiros a atirar a pedra da crítica fácil”. A este respeito, o texto encerra com a garantia de que Braga, “não sendo Capital europeia por um ano, será capital da cultura todos os dias”.

Texto: Paulo Dumas

Artigos Relacionados