PUB
Braga com projecto de requalificação da zona envolvente ao Rio Este
Quarta-feira, Agosto 23, 2006

Primeira fase do projecto de requalificação urbana e ambiental da zona envolvente ao Rio Este. Entre os diversos objectivos do projecto está a total erradicação dos focos poluidores do curso de água – um dos principais afluentes do Rio Ave.

A Câmara Municipal de Braga tem em preparação um projecto que visa a requalificação de toda a zona ribeirinha da cidade.

A intervenção, que arrancou na sua primeira fase, consistirá na regularização, renaturalização e ordenamento daquela área, cuja extensão vai da Avenida Bartolomeu dos Mártires até à Ponte da Pedrinha.

Paralelamente, haverá um levantamento dos focos de poluição daquele afluente do Ave, para que, desta forma, se possa proceder à total despoluição do curso de água.

De acordo com fonte camarária da cidade de Braga, existem alguns focos que não são de fácil detecção, principalmente aqueles provenientes do núcleo urbano antigo da cidade. No entanto, asseguram os mesmos responsáveis, esses focos deverão ser erradicados.

Para a execução desta operação de requalificação urbana e ambiental foi elaborada uma candidatura ao Programa Operacional Norte e aqui os objectivos são claros: “tratar toda a frente urbana do rio e dignificar todo o espaço, nomeadamente com a introdução de pequenos equipamentos ou estruturas de apoio que convidem à fruição da linha de água”.

Artigos Relacionados