Bombeiros das Taipas inauguram novas instalações e novas viaturas
Quarta-feira, Abril 11, 2012

A Direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Taipas anunciou esta tarde, em conferência de imprensa, o programa oficial das comemorações do seu 125º aniversário.

Na presença dos jornalistas, José das Neves Machado, presidente da Direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Taipas (AHBVT) deu a conhecer o programa oficial das comemorações dos 125 anos dos bombeiros taipenses.

Nota de maior destaque para o dia 1 de Maio, data da realização da Cerimónia Oficial do 125º aniversário, que contemplará, entre outros, a inauguração das novas instalações para onde se transferirá toda a parte operacional da corporação e de duas novas viaturas – um Veículo de Comando e Operações Técnicas e um Veículo de Ataque a Incêndios Florestais.

No mesmo dia, imediatamente após a realização da Sessão Solene, o Rotary Clube das Taipas e Guimarães, entidades associadas na implementação e certificação do Programa de Desfibrilhação Automática Externa nos bombeiros taipenses, vão proceder à entrega de dois aparelhos desfibrilhadores para a corporação.

As comemorações dos 125 anos dos bombeiros das Taipas arrancam no dia 29 de Abril, pelas 10 horas, com uma Romagem ao cemitério local, em homenagem aos sócios, benfeitores e bombeiros já falecidos e terminarão em Outubro, em data ainda a anunciar, com a realização de uma Sessão Solene presidida por Miguel Macedo, Ministro da Administração Interna.

 

Programa Oficial das Comemorações dos 125 anos da AHBVCT

29 de Abril, 10 horas – Romagem ao Cemitério das Caldas das Taipas.

30 de Abril, 22 horas – Espetáculo multimédia intitulado “O Quartel iluminado” (no Quartel dos Bombeiros Voluntários das Caldas das Taipas).

1 de Maio – Cerimónia Oficial do 125º Aniversário da Associação com a presença de Sua Excelência o Secretário de Estado da Administração Interna Dr. Filipe Lobo D’Ávila:

  • 8:45 horas – Formatura geral com hastear das bandeiras;
  • 9:30 horas – Missa de ação de graças e sufrágio pelos bombeiros, sócios e benfeitores falecidos, na Igreja Matriz;
  • 11 horas – Recepção às Autoridades, Condecorações, Bênção de veículos, Bênção e inauguração das novas instalações, Sessão Solene e Entrega do certificado do programa DAE e dos desfibrilhadores.

6 de Maio, 15 horas – Desfile, apeado e motorizado, a nível distrital.

19 e 20 de Maio, das 9 às 20 horas – III Fórum da Saúde no Quartel dos Bombeiros, sob a coordenação do Dr. Vítor Sanfins com a realização de rastreios gratuitos (glicemia, colesterol, espirometrias, densitometria óssea, tensão arterial, rastreios auditivos, orais e visuais, consultas de podologia, PSA, teste de intolerância alimentar, peso, altura, IMC, ECG, exame físico à pele) e massagens terapêuticas. Irão ainda decorrer Workshops, Cursos de Suporte Básico de Vida e outros ensinos.

20 de Maio – Atividades físicas:

  • 10 horas – Caminhada;
  • 15 horas –  Flash Mob de dança.

26 de Maio, 21 horas – Simulacro junto às ruínas do Edifício da antiga Pensão Vilas.

27 de Maio, 15 horas – Espetáculo de variedades com os melhores artista da região e com o apoio da Rádio Santiago, no recinto do Quartel.

1 de Junho, às 10 e às 15 horas – Representação da peça “A viagem de um grão de areia” pelo Soprarte, no Auditório dos Bombeiros.

3 de Junho, 15 horas – Desfile de Fanfarras de Bombeiros.

22 de Junho, 21:30 horas – Peça de teatro “Pedra Formosa” pelo Grupo Citânia – Associação Juvenil, no Auditório dos Bombeiros.

Outubro (em dia a anunciar) – Sessão Solene presidida por Sua Excelência o Ministro da Administração Interna Dr.Miguel Macedo:

  •  Apresentação do Livro comemorativo dos 125 anos; 
  • Conferência subordinada ao tema “Bombeiros Voluntários – que futuro?” pelo Provedor da Liga dos Bombeiros Portugueses Inspetor Fernando Vilaça.

Artigos Relacionados