Bombeiros das Taipas estão de parabéns
Segunda-feira, Julho 9, 2012

A Associação Humanitária dos Bombeiros das Taipas está a comemorar 125 anos de existência.

O trabalho desta Associação, na defesa e segurança de pessoas e bens, é conhecido por por todos e motivo de orgulho para todos nós.

Confesso que acompanho pouco, apesar de associado, a vida interna da Associação.

As assembleias, os atos eleitorais, as dificuldades, anseios, angustias e frustrações, chegam-me, regra geral, pela comunicação social. Apesar de tudo, é visível a renovação e crescimento, quer em infraestruturas quer em meios e corpo ativo.

Temos hoje uma associação tranquila, pujante, que se afirma e é referência.

O grande sucesso dos BVT, nos últimos anos, deve-se, em grande medida, ao carisma do seu presidente da direção, Padre José das Neves Machado.

A sua capacidade e empenhamento, o seu esforço e sacrifício, a sua constância e humildade, só surpreendem quem não o conhece.

Exemplo disso, vejo no Reflexo as suas declarações, após ter recebido a medalha de Honra da Freguesia de Caldelas. Embora grato, acha “demasiado”, alargando o mérito a toda a equipa.

Foi muito justa e merecida esta homenagem e distinção. Não sei quantos anos mais vai permanecer o Padre Machado na presidência da direção. Espero que muitos porque, a julgar por comportamentos e atitudes de outros que vi no passado 1 de Maio, levam-me a pensar que, quando o Sr. Presidente sair, poucos meios haverá para apagar o “fogo no quartel dos Bombeiros Voluntários das Taipas”.