PUB
Bombeiros das Taipas com saldo positivo
Segunda-feira, Dezembro 19, 2011

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Taipas aprovou, na passada sexta-feira, o seu Plano de Acção para o ano de 2012.

No ano em que comemoram a passagem dos 125 anos dos bombeiros das Taipas, os associados da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Taipas (AHBVT) aprovaram o Plano de Acção da colectividade para o ano de 2012.

“Acrescida prudência” face às preocupações socioeconómicas que o país atravessa, foram as palavras utilizadas para justificar o teor do documento apresentado aos associados para votação.

Apesar de um previsível aumento das despesas na ordem de 1% e de um decréscimo nas receitas a rondar quase menos 10% que em 2011, os bombeiros taipenses contam fechar o próximo ano com um saldo positivo de 139 mil euros. Valor que, após as respectivas deduções de gastos relativos a depreciações e amortizações e junto ao valor do saldo da anterior gerência (315 mil euros) fará com que o saldo a transitar para a gerência seguinte se cifre nos 383 mil euros.

Numa altura em que praticamente todos os órgãos de comunicação social de âmbito nacional dão conta que 80% das corporações de bombeiros de Portugal poderão falir em 2012, os bombeiros taipenses, à semelhança dos anos anteriores, apresentam resultados financeiros positivos contrariando uma tendência nacional quer começa a preocupar e a colocar causa as prestações mais básicas de socorro a pessoas e bens.

Noutro plano, a AHBVT já está no terreno a preparar as comemorações do seu 125º aniversário. Ainda que no âmbito meramente preparatório, os bombeiros taipenses vão tentar recolher apoio para que consigam colocar no terreno um desfile, apeado e motorizado a nível de todo o distrito, um desfile de fanfarras de corpos de bombeiros, uma exposição “Ser Bombeiros” e a realização de um a fórum da saúde, o mais largado possível a nível de rastreios com workshops sobre várias patologias.