Bloco de Esquerda quer referendo em Guimarães sobre extinção/fusão de freguesias
Quarta-feira, Junho 6, 2012

O Bloco de Esquerda de Guimarães solicitou a realização de uma Assembleia Municipal para aprovação de um referendo em Guimarães.

Tendo em conta a recente entrada em vigor da Lei que regula a extinção e fusão de freguesias no âmbito da Reforma Administrativa do Poder Local a implementar pelo Governo, os bloquistas vimaranenses dirigiram ao Presidente da Assembleia Municipal de Guimarães um projecto de deliberação para a realização de uma Assembleia Municipal, para aprovação de um referendo no município de Guimarães, para que os vimaranenses se possam prenunciar se querem, ou não, a extinção/fusão da sua freguesia.

O Bloco de Esquerda desde o início deste processo que entende que deve ser o povo a pronunciar-se nesta matéria, e entende que é nas urnas que as populações devem manifestar a sua vontade e defender o seu concelho e as suas freguesias.

Em nota distribuída à imprensa os bloquistas defendem que “a agregação de freguesias é uma acção ilegítima, de ataque às autarquias e ao poder local que surge a reboque das imposições da Troika, e que não esconde o conteúdo essencial desta lei: a extinção de freguesias e a menor participação democrática das populações”.

Artigos Relacionados