PUB
Bloco de Esquerda de Guimarães apresenta propostas para o Orçamento concelhio de 2012
Sexta-feira, Novembro 4, 2011

Numa reunião realizada no passado dia 28 de Outubro com o executivo camarário, uma delegação do Bloco de Esquerda de Guimarães, apresentou as suas propostas para o Orçamento autárquico de 2012.

Os bloquistas vimaranenses entendem que o “Plano e Orçamento municipal deve resultar dum processo em que os cidadãos participem e não apenas um mero instrumento das opções políticas de quem governa localmente”.

Foi nesse sentido que fizeram chegar ao município as suas propostas que esperam ver contempladas no próximo orçamento municipal.

Ambiente, vias de comunicação e transportes, acção social e orçamento participativo são os vectores em que se centram as propostas apresentadas.

Acabar com os focos poluidores nos vários cursos de água do concelho e “defender a água como um bem público opondo-se ao caminho da privatização”, bem como “aumentar o investimento para as obras de saneamento básico e rede de abastecimento de água” foram as ideias centrais na área ambiental apresentadas pelos bloquistas.

O alargamento dos transportes urbanos a todas as áreas do concelho e o transporte nocturno para os principais aglomerados habitacionais foram outras das medidas sugeridas ao executivo vimaranense.

Na área da Acção Social vaticinam uma maior protecção aos desempregados há mais de um ano, nomeadamente no que respeita à redução ou isenção de taxas municipais, entre outras medidas apresentadas.