PUB
Banda Musical das Taipas comemora 175º aniversário
Quarta-feira, Setembro 30, 2009

A Banda Musical das Taipas vai comemorar no próximo dia 5 de Outubro o seu 175º aniversário. O elemento diferenciador do programa das comemorações deste ano, passa pela organização de um Festival de Bandas.

Vão participar no Festival, a realizar no dia 5 de Outubro a partir das 15 horas, a Banda dos Bombeiros Voluntários de Esposende, a Banda Alvarense (Águeda), a Sociedade Musical de Arcos de Valdevez, a Associação Musical de Freamunde e a Banda Musical de Caldas das Taipas.

A Banda Musical das Taipas, actualmente composta por cerca de 60 elementos, é dirigida desde 1998 por Paulo Matos e, na sua maioria, é constituída por elementos que iniciaram os seus estudos musicais na Escola de Musica local, tendo dado continuidade aos mesmos noutras escolas.

No âmbito das comemorações de mais um aniversário, a Banda Musical vai proceder no dia 4 de Outubro à habitual romagem ao cemitério local, para aí prestar homenagem aos músicos e directores já falecidos. Às 10 horas do mesmo dia, na Igreja Matriz, terá lugar a celebração eucarística comemorativa do aniversário. No final, a Banda Musical das Taipas proporcionará a todos os interessados um concerto musical a realizar no Coreto do Jardim Público.

No dia seguinte, 5 de Outubro, pelas 11.15 horas, realiza-se a Sessão Solene comemorativa dos 175 anos de vida da mais antiga colectividade taipense. A cerimónia vai decorrer no Salão Nobre da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Taipas e servirá, entre outros, para homenagear os músicos com mais de 25 anos de actividade na Banda taipense.

Da parte da tarde decorrerá, então, o acima referido Festival de Bandas (a partir das 15 horas) em frente à Igreja Matriz e cujo reportório de cada uma das bandas participantes, é apresentado a seguir.

Banda dos Bombeiros Voluntários de Esposende:
Berço de Músicos (Valdemar Sequeira); Alcazar (Llano); Fate of the Gods (Steven Reineke) e Elisabeth (Arr: Johan Meij).

Banda Alvarense (Águeda):
Grand March (S. Konagaya); Alternances (A:Waigneing); El Camino Real (Alfred Reed) eFrank sinatra hits medley (N: Iwai).

Sociedade Musical de Arcos de Valdevez:
Olympic Fanfare (John Williams); Juízo Final (Camille de Nardis); Fate Of The Gods (Steven Reineike) e Espanha Cani para três tompetes (P: Marquina).

Associação Musical de Freamunde:
Mar I Bel (Nuno Osório); Egmont (L.V. Beethoven); La Gaza Ladra (Rossini) e Espírito Olímpico (John Williams).

Banda Musical de Caldas das Taipas:
Vila Franca (Jorge Salgueiro); Inferno (C. Fiorenzo); Pirates of the Caribbean (Klaus Badett) e Tanz Der Vampire (JimSteinman)

Texto: Manuel António Silva

Artigos Relacionados