PUB
Avaliação do Desenvolvimento Físico das Crianças em estudo
Segunda-feira, Novembro 5, 2007

Os cerca de 8 mil alunos das escolas do 1º ciclo do concelho de Guimarães serão o alvo de um estudo da Avaliação do Desenvolvimento Físico das Crianças, a levar a cabo pela Tempo Livre, através do CMAD (Centro Médico de Apoio ao Desporto), em parceria com o Centro de Saúde de Guimarães e com […]

Os cerca de 8 mil alunos das escolas do 1º ciclo do concelho de Guimarães serão o alvo de um estudo da Avaliação do Desenvolvimento Físico das Crianças, a levar a cabo pela Tempo Livre, através do CMAD (Centro Médico de Apoio ao Desporto), em parceria com o Centro de Saúde de Guimarães e com as Faculdades de Medicina e de Ciências de Nutrição da Universidade do Porto.

Trata-se de um estudo pioneiro de Avaliação do Desenvolvimento Físico das Crianças do 1º Ciclo de Guimarães, que se designará por “Estudo GM-Kids” (Growth Monitoring Kids) e que terá como principal objectivo a monitorização do crescimento das crianças e o conhecimento dos seus hábitos alimentares dando, assim, resposta a alguns desafios colocados pela Organização Mundial de Saúde.

Este estudo terá início durante o mês de Novembro e percorrerá todas as Escolas do 1º Ciclo do concelho, abrangendo cerca de 8 mil alunos. Segundo os promotores, será um estudo fundamental para a definição da prevalência da obesidade em crianças em idade escolar e, ao mesmo tempo, permitirá definir estratégias de combate, identificando as áreas técnicas necessárias para implementação de projecto interdisciplinar enquadrado na comunidade escolar vimaranense.

O projecto será apresentado amanhã pelas 14.30 horas, em Conferência de Imprensa a realizar no Multiusos de Guimarães na presença de representantes de todas as entidades envolvidas.

Numa primeira fase, este Estudo será coordenado cientificamente pela Faculdade de Ciências de Nutrição da Universidade do Porto.

Artigos Relacionados