Autoridades procuram responsáveis por mais uma descarga poluente no Rio Ave
Quarta-feira, Março 9, 2016

Apesar do esforço conjunto, envolvendo várias entidades responsáveis em matéria de protecção do ambiente e de um Plano de Acção, as descargas poluente no Ave continuam.

Durante a manhã de hoje, 9 de Março, o Rio Ave voltou a correr cinzento e com uma textura barrenta, à semelhança do que vem acontecendo nos últimos casos visíveis, que se têm registado no último ano.

O Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Guimarães garante em nota de imprensa que as autoridades competentes estão no terreno a indagar sobre os motivos e a procurar os responsáveis por mais um atentado ambiental.

As descargas sistemáticas de águas residuais industriais, ao que tudo indica provenientes da indústria extractiva, localizada a norte do território do concelho, motivaram por parte do município a constituição de um grupo de trabalho, que preparou um Plano de Acção para a Despoluição do Rio Ave, no início do ano de 2015.

A descarga desta manhã foi localizada na freguesia de Gondomar e está a ser investigada pelo Serviço de Proteção da Natureza, Ambiente e Proteção Animal, da G.N.R., assim como pela Vimágua e pela Agência Portuguesa do Ambiente.

Foto DR