PUB
Aumentam desempregados com maior nível de formação em Guimarães
Quinta-feira, Janeiro 25, 2007

O concelho de Guimarães tem o maior número de desempregados do distrito – cerca de um quarto dos desempregados registados nos centros de emprego estão em Guimarães.

Os dados constam do relatório mensal do Governo Civil do Distrito de Braga, que faz saber também que a variação homóloga relativa aos meses de Dezembro não registou qualquer variação. Ou seja, o número de desempregados registados em Dezembro de 2006 foi o mesmo daquele registado em 2005. No entanto, foi superior o número de desempregados em comparação o mês de Novembro.

Exceptuando Amares, que agravou o número de desempregados em 1%, todos os restantes concelhos do distrito registaram variações negativas, sendo que Vieira do Minho, Póvoa de Lanhoso – dois dos concelhos que vinham registando subidas continuadas, registam desta vez as maiores descidas.

Mas a variação homóloga nula registada em Guimarães, pode esconder algumas leituras se filtrarmos os dados segundo vários critérios. Por exemplo, aumentou (3%) o número de desempregados de longa duração, embora os desempregados há menos de um sejam menos 3 por cento. Há mais 3% de mulheres desempregadas, com uma variação simétrica nos homens. Segundo os graus de escolaridade, são menos os desempregados com baixas qualificações, enquanto que os mais qualificados crescem significativamente – por exemplo são mais 11% de desempregados com ensino superior.

Em Guimarães e durante o ano de 2006, o mês de Julho registou o menor número de desempregados (11.671) e Dezembro registou o máximo (12.129).

Texto: Paulo Dumas

Artigos Relacionados