PUB
Atleta taipense obteve o primeiro lugar da sua categoria, em prova de duatlo
Sábado, Fevereiro 9, 2013

Rita Maria Lopes, triatleta taipense que representa o clube Amiciclo de Grândola, classificou-se em terceiro lugar no sector feminino e foi a primeira júnior na etapa inicial da Taça de Portugal PORTerra, disputada no Duatlo do Jamor.

A atleta taipense completou a prova com um tempo de 01h21min25seg, logo atrás de Luísa Condeço (CD “Águias” de Alpiarça) e da vencedora do sector feminino, a Campeã Nacional de Duatlo, Cristiana Valente (Clube dos Galitos).
Esta prova, realizada no dia 27 de Janeiro, esteve integrada no programa Duatlo do Jamor Sport Life e teve cerca de 1000 atletas inscritos.

A Taça Portugal PORTerra é uma competição em todo o terreno da Federação de Triatlo de Portugal, com o objectivo de preencher a época desportiva nas estações de Inverno e Outono, substituindo assim a impossibilidade de realizar triatlos nestas alturas. Está dividida em oito provas, das quais seis serão duatlos, uma de triatlo e outra aquabike. Este circuito tem agendadas provas em Mourilhe (16 de Junho), Abrantes (21 de Setembro), Castanheira de Pera (22 de Setembro), Vila Nova de Cerveira (29 de Setembro), Santarém (20 de Outubro) e Estremoz (27 de Outubro). A próxima prova será o Duatlo das Lezírias – Troféu José Luís de Matos- em Vila Franca de Xira, no dia 10 de Fevereiro.

Rita Lopes referiu que a sua maior dificuldade nesta sua participação foi “a lama existente no percurso de BTT, que tornou o piso bastante perigoso e muito técnico”. Acrescentou que, “apesar de tratar da primeira prova da época e faltando ainda algum ritmo competitivo, consegui realizar uma excelente prova, tendo alcançado o 3º lugar no pódio da geral feminina e o 1º lugar em Juniores – que inicialmente era o principal objectivo”. Para Rita Lopes, este bom arranque da época agora iniciada é explicado pela “boa pré-época”.

A atleta taipense, aluna da escola secundária da vila, tem como principal objectivo do ano conseguir o título nacional de Duatlo Júnior e o de Triatlo, sem esquecer ajudar a sua equipa (AMICICLO de Grândola) a conseguir um bom resultado na classificação geral por equipas na Taça Portugal PORTerra. Com os bons resultados em mente, Rita Lopes não esconde o seu desejo de alcançar participações em provas internacionais, como Taças da Europa de Triatlo, Europeus de Duatlo/Triatlo e Campeonato do Mundo de Duatlo/ Triatlo.

Artigos Relacionados