PUB
Atletas da UMinho que vão participar nas universíadas recebidos pelo Reitor
Quarta-feira, Julho 25, 2007

Decorreu ontem o encontro entre os três atletas da UMinho, que vão participar nas universíadas na Tailândia, e o Reitor da UMinho, acto que serviu como despedida e desejos de boas sorte aos atletas prestes a partir.

Esta será a 24.ª Universíada de Verão, que decorrerá de 8 a 18 de Agosto em Bangkok na Tailândia. A competição decorrerá quase exclusivamente no campus da Universidade de Thammasat, apenas algumas provas serão disputadas fora deste, o que ocorre pela primeira vez numas universíadas.

A cerimónia de abertura acontecerá dia 8 e dará as boas-vindas a todos os participantes.

A UMinho segue para esta universíada com três representantes, atletas que vão representar a academia nas modalidades de Atletismo – Jéssica Augusto (Enfermagem), Natação – José Parente (Eng.ª Biomédica) e Taekwondo- José Fernandes (Eng.ª Biológica).

Os dois atletas masculinos partem já no próximo dia 31 para uma adaptação de 6 dias, a atleta feminina segue no próximo dia 5 de Agosto.

Neste encontro o Reitor da UMinho felicitou os atletas pela capacidade de representarem as cores da universidade, referindo “estes eventos são muito importantes para a afirmação da universidade”, o reitor congratulou-os pelo seu percurso académico e para além disso conseguirem triunfar na prática desportiva de alta competição.

Segundo Calos Silva, Administrador dos Serviços de Acção Social da UM presente no encontro, acredita que alguns destes atletas da UMinho são candidatos a medalhas “estes três atletas têm potencial para chegar às medalhas” desejando tudo corra bem e que esta participação seja um sucesso.

Foi ainda mencionada a participação destes atletas nos jogos olímpicos de Pequim e por isso também a confiança nesta sua participação nestas universíadas.

A comitiva portuguesa irá com um conjunto de 55 pessoas, sendo 35 atletas, 6 treinadores, 5 oficiais, 3 equipa médica, 3 chefia de missão e também 3 elementos da FISU e um oficial na área da comunicação.

As estrelas da companhia portuguesa são Jéssica (tem a melhor marca europeia do ano em 10000m) e o Joaquim Videira (esgrima) 2.º lugar do ranking mundial.

Vão participar nesta universíada cerca de 172 países, 11 mil atletas e dirigentes e na cobertura do evento cerca de 3 mil jornalistas.

Texto: Ana Marques

* Em parceria com o Departamento de Desporto e Cultura dos Serviços de Acção Social da Universidade do Minho.

Artigos Relacionados