PUB
Associações do concelho chamadas a participar na CEC 2012
Quarta-feira, Junho 8, 2011

Foi ontem apresentado à comunicação social a Programa Tempos Cruzados para a Capital Europeia da Cultura 2012 e que é coordenado por três associações vimaranenses.

A Associação de Etnografia e Folclore de Guimarães, Associação Cultural Recreativa Convívio e Círculo de Arte e Recreio há algum tempo que carregam a responsabilidade de coordenar o Programa Tempos Cruzados, no sentido de envolver as associações vimaranenses na realização de actividades de promoção do património imaterial de Guimarães, a inserir na programação da CEC 2012.

Ontem foi dia de apresentação oficial das linhas orientadoras do referido programa que assenta essencialmente em nove acções de diferentes planos de intervenção. Destas, oito já estão devidamente pensadas e direccionadas para áreas específicas do universo cultural, passando pela música, dança tradicional, artes plásticas e visuais, artesanato, poesia e teatro, entre outras.

Uma dessas nove acções, a que chamam “Constelações” é aquela que, no plano das intenções, pretende ser uma janela de oportunidade para as associações concelhias apresentarem livremente os seus projectos, num tempo especifico a ser anunciado em breve, à avaliação de um júri a criar para o efeito, que terá a incumbência de validar, ou não, essas propostas.

Esta área específica vai absorver 40% do orçamento total destinado ao Tempos Cruzados, ou seja 400 mil euros.

A equipa de coordenação do Tempos Cruzados anunciou ainda que, até final do corrente mês de Junho, todas as associações concelhias serão chamadas por “convocatória pública” a participar numa reunião onde todas as questões relacionadas com este assunto serão discutidas com mais pormenor. Até lá e mesmo após a realização dessa reunião, foi ainda anunciada a disponibilidade da equipa de coordenação deste projecto em receber, na sede do Círculo de Arte e Recreio todas as noites de quarta-feira, as associações interessadas em esclarecer qualquer assunto relacionado com este ou outros temas.