PUB
Assinala-se hoje o Dia da Terra
Quarta-feira, Abril 22, 2009

Assinala-se hoje o Dia da Terra. Numa altura em que as questões ambientais, sustentabilidade e estão na ordem do dia, este dia servirá como mais uma oportunidade para chamar a atenção para os problemas que afectam o nosso planeta.

Desde 1970, altura em que foi criado nos EUA, o Dia da Terra impulsionou vários movimentos de defesa do Ambiente, nomeadamente aquele que deu origem à série de conferências das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento: Estocolmo, em 1972; Rio de Janeiro, em 1982 (de onde saiu a Agenda 21); ou ainda, em 2002, a cimeira de Joanesburgo.

Actualmente, existe a Rede do Dia da Terra que promove várias acções no sentido de promover o envolvimento público numa causa que é, cada vez mais, global, mas que tem igualmente importantes impactos a nível local. A diminuição dependência energética portuguesa, através de formas alternativas de produção de energia não poluente, é um exemplo de uma estratégia de desenvolvimento sustentável, conceito que junta o desenvolvimento económico, a protecção do ambiente e a qualidade de vida das populações.

Texto: Paulo Dumas

Artigos Relacionados