PUB
Assinalado pela Remodelação Gráfica do Jornal
Terça-feira, Dezembro 6, 2005

A Associação/Jornal Reflexo, comemora no próximo dia 28 de Dezembro o 12º ano de existência.

Nos doze anos da sua existência a Associação Reflexo manteve viva a chama da sua essência: o Jornal Reflexo – O Espelho das Taipas nasceu, sobreviveu, cresceu e amadureceu.
Em todo este processo penso ter sido decisiva, para além da coragem e do esforço abnegado, a forma ponderada e sensata como os seus mais directos responsáveis e colaboradores souberam, na altura certa, melhorar este projecto, não caindo na tentação de dar “passos maiores do que as pernas”. As fases pelas quais passou, bem conhecidas por todos, são a prova evidente do que acabo de afirmar.
Há cerca de um ano e meio, aquando do lançamento do Reflexo Digital – mais uma aposta ganha – prometia-se, para breve, a remodelação gráfica, e , de alguma forma, da imagem do Jornal, mais condizente com a imagem do Jornal Online. Pois ela aí está, como prenda de ani-versário para os mais fiéis leitores, e para os Taipenses em geral. E não veio tarde, nem cedo… vem quando foi possível, porque com a qualidade e o resultado que se desejava, sempre limitados pela disponibilidade dos seus grandes obreiros.
E o mérito de mais este passo, desta remodelação, é inteiramente do Director do Jornal e dos seus mais directos colaboradores do Corpo Redactorial, que nela trabalharam com muitos sacrifícios. E seria bom que todos se consciencializassem disso, pelo menos quando, de forma fácil, e por vezes injusta e gratuita, criticam e desrespeitam o seu trabalho.
Aliás, não têm, infelizmente, sido raras as críticas injustas, vindas até da parte de algumas instituições. Tão injustas, às vezes, que até dá vontade de desmascarar, letra por letra, tamanhas injustiças e inverdades. Mas até aí aqueles têm sabido agir com sensatez.
E de uma coisa todos podem ter a certeza: “o projecto Reflexo mantém-se fiel aos princípios e objectivos que nortearam a sua criação: não cede a pressões, influências, acusações ou ten-tativas de favorecimentos, de contra-poder ou de protagonismo. Aceitem ou não, o jornal “Reflexo” é um jornal INDEPENDENTE!”
È evidente que, por força do seu cariz não empresarial, continua a ser dependente, finan-ceiramente, das ajudas de terceiros. Por isso, é também nossa obrigação agradecer publicamente a todos aqueles que, através da publicidade, assinaturas, patrocínios, e de outras formas, têm também sido decisivos para a subsistência e amadurecimento do Jornal. Mas ao mesmo tempo continuamos a apelar à colaboração de todos, pois as dificuldades continuarão, seja na vertente “papel” seja na vertente digital do jornal.
Dificuldades criadas, por exemplo, com a diminuição dos benefícios do Porte Pago, ou com a manutenção do Jornal Online, obrigarnos-ão a bater-vos “à porta”. Esperamos que, nessa altura, elas se nos abram.
Em nome da Direcção da As. Reflexo, em tempo de aniversário deixo, uma vez mais, um apelo e um desafio: o de que em cada agregado familiar haja um assinante do jornal da nossa terra. E em seu nome renovo votos de um futuro risonho para o Jornal da nossa Vila.
Feliz Quadra Natalícia para todos os nossos leitores, colaboradores e amigos.

Pedro Martinho
(Presidente da Assoc. Reflexo)
associacao@reflexodigital.com

Artigos Relacionados