Assinado protocolo entre Segurança Social e o Centro Social para apoio a vinte camas
Segunda-feira, Abril 20, 2015

O protocolo que faltava foi finalmente assinado. O Lar Alcide Felgueiras passará a contar com o apoio da Segurança Social para uma parte do total da capacidade de camas daquele equipamento.

O Instituto da Segurança Social e a Direcção do Centro Social das Taipas assinaram um protocolo de colaboração, que vai no sentido de o Estado português prestar apoio a vinte camas, no Lar Alcide Felgueiras, inaugurado pelo Centro Social no passado mês de Setembro.

Este compromisso por parte do Instituto da Segurança Social vinha sendo reclamado pela Direcção do Centro Social desde a altura da inauguração do equipamento destinado à terceira idade, com capacidade para 63 idosos.

De acordo com nota de imprensa emitida pelo Centro Social das Taipas, o documento foi assinado na passada Sexta-feira 17, na presença do Secretário de Estado da Solidariedade e da Segurança Social, Agostinho Branquinho.

O termos do protocolo prevêem uma “partilha de objectivos e interesses comuns”, a “repartição de obrigações e responsabilidades” e a articulação permanente entre as duas instituições na execução do objecto de suporte à existência deste tipo de equipamentos.

Ricardo Costa descreve este acto administrativo com “um momento marcante e há muito desejado” indo ao encontro do que entende ser “uma resposta condizente às necessidades da população”.

O Lar Alcide Felgueiras, inaugurado no dia 26 de Setembro de 2014, é um equipamento do Centro Social das Taipas, com capacidade para 63 idosos. A esta valência acrescenta-se ainda, dentro do apoio à terceira idade, que tem a capacidade para acolher 40 idosos em regime de Centro de Dia.

Foto Arquivo Reflexo