PUB
Assalto ao primeiro lugar em jornada dupla
Segunda-feira, Março 12, 2007

A AAUMinho derrotou a Universidade Fernando Pessoa por 3-7 pela segunda vez consecutiva no espaço de uma semana e deu um passo de gigante rumo ao apuramento para os play-off.

Uma semana volvida e a formação da AAUMinho voltou a defrontar a UFP, desta vez em jogo a contar para a 6ª. Jornada da LUF, zona norte. Se de um lado a Universidade Fernando Pessoa procurava manter a liderança da prova, e alargar a vantagem para os perseguidores corrigindo a derrota da semana passada, do outro lado estava uma AAUMinho a atravessar bom momento e em busca do primeiro lugar.

O jogo do “tira-teimas” entre minhotos e portuenses começou da melhor forma para os da casa. Jogando no seu sistema habitual de 3×1 e utilizando pressão defensiva junto à área adversária, a UFP entrava em jogo determinada. Ao minuto 5, beneficiando de um passe arriscado de José Magalhães na sua zona defensiva os portuenses colocavam-se em vantagem.

A AAUMinho não alterava a sua estratégia em virtude do golo sofrido e procurava equilibrar a partida, passando a ter mais posse de bola. Seria no entanto em contra-ataque que Bruno Luzio, em jogada individual e com remate cruzado, empataria a partida ao minuto 12. A UFP tentava reagir, conseguia criar situações de perigo utilizando o seu pivot mas não as materializava em golo. E como, “quem não mata morre” ao minuto 18 os minhotos faziam o 1-2. Assistência de Bruno António ao segundo poste e Hugo Silva a aparecer para fazer o 1-2, resultado com que se atingiria o intervalo.

No regresso dos balneários, tudo mudou. A UFP ainda conseguiu empatar a partida a dois, mas a partir do minuto 3 da segunda parte só deu AAUMinho. Com uma reacção demolidora ao golo do empate, e no espaço de 5 minutos, os forasteiros faziam 4 golos e sentenciavam a partida. Primeiro foi Hugo Silva isolado a bater o guarda-redes adversário, depois por duas vezes Bruno Luzio em lances individuais e por fim José Magalhães em contra ataque a contornar o guarda-redes e a fazer o 2-6.

Até final, tempo ainda para Bruno Luzio completar o seu Poker (4 golos) e colocar-se na primeira posição da lista de melhores marcadores com 13 golos.

No espaço de uma semana, a equipa da AAUMinho passou da penúltima posição para o primeiro lugar, fruto de duas vitórias sobre o até aqui líder invicto da prova e colocou-se nos lugares cimeiros de acesso ao play-off.

Neste momento, e quando estão decorridas 6 jornadas da prova, a AAUMinho ocupa o primeiro lugar da prova com 12 pontos conquistados e em igualdade com o Instituto Politécnico do Porto.

FICHA DE JOGO
Pavilhão da Escola Francisco Torrinha – Porto
LUF – 6ª. Jornada
8 de Março de 2007 – 20h30m
UFP 3 – 7 AAUMinho

Cinco Inicial: André Costa (Direito), Bruno Luzio (Eng. Civil), Miguel Gonçalves (Biologia Aplicada), José Magalhães (Matemática) e Hugo Silva (Eng. Civil).

Jogaram ainda: Júlio Duarte (Eng. Biomédica), Filipe Deus (Eng. Biomédica), Hugo Triunfante (LESI), Christophe Santos (História) e Hugo Abreu (Matemática).

Marcadores: Bruno António (12’, 24’, 26’, 35’), Hugo Silva (18’, 23’) e José Magalhães (29’).

Disciplina: Nada a registar.

Texto: Hugo Triunfante
Fotografia: Nuno Gonçalves

em parceria com Departamento de Desporto e Cultura dos Serviços de Acção Social da Universidade do Minho

Artigos Relacionados