PUB
Artistas reinventam lojas vazias do centro histórico de Guimarães
Segunda-feira, Setembro 17, 2012

Projecto visa mapear novos circuitos urbanos, proporcionar outras leituras sobre espaços desocupados e atribuir-lhes novos usos e valores.

O projecto Pop Up Retail, organizado no âmbito da Capital Europeia da Cultura, vai invadir o centro histórico de Guimarães, até 28 de Outubro, com várias acções temporárias e inesperadas. O objectivo passa por revitalizar as lojas vazias daquela zona da cidade, fomentando a colaboração entre artistas e proprietários, com vista à valorização destes espaços comerciais.

Inspirado no livro “As Cidades Invisíveis”, de Italo Calvino, “Os outros nomes da Afonsina” é uma das iniciativas do ciclo Pop Retail. Até dia 29 de Setembro, o artista Bruno Vale estará no espaço do nº5/7, na Rua da Rainha D. Maria II, para recriar as cidades invisíveis de Guimarães. A loja será assim convertida num espaço de criação de objectos artísticos que procuram explorar apontamentos de uma cidade esquecida, acarinhada na memória ou até desejada, com base nas histórias e relatos de habitantes e visitantes. “Os outros nomes da Afonsina” é visitável durante o processo, e assinala-se a inauguração a dia 23, coincidindo com a abertura de outras lojas temporárias.

Artigos Relacionados