PUB
Arranque do 2º ciclo de programação da CEC 2012
Domingo, Março 25, 2012

Desde o Toural, passando pela alameda S. Dâmaso e culminando no largo Mumadona, foram milhares as pessoas que seguiram o espectáculo dos La Fura dels Baus e da coreógrafa Clara Andermatt

Desta vez, o espectáculo implicou a mobilidade do público. Em três momentos distintos, os La Fura dels Baus juntaram às personagens conhecidas, boneco e cavalo, uma roda gigante, ilustrando o nascimento e vida de um indivíduo e de uma nação.

Na parte final deste arranque do “Tempo para Criar”, no largo Condessa Mumadona, Clara Andermatt fundiu o mundo rural com o urbano. Naquilo que pode ser um caminho a seguir pelo folclore tradicional, a coreógrafa num cenário espectacular tendo como pano de fundo o Paço dos Duques, juntou o Grupo Folclórico da Casa do Povo de Serzedelo com o grupo de música tradicional Macadame.

No final, a principal voz masculina do grupo folclórico não escondeu os receios iniciais desta experiência, que cruzou a música folclórica tradicional com a música contemporânea. Visivelmente satisfeito referiu que nesta área há ainda muito caminho por explorar.

Esta segunda fase da programação de Guimarães 2012 “Tempo para Criar” estende-se até a 23 de Junho, tendo como âncora o papel da criação artística em Guimarães.