PUB
Apresentado programa cultural dos Banhos Velhos para os meses de Maio e Junho
Quinta-feira, Abril 21, 2016

Durante os meses de Verão os Banhos Velhos recebem pelo sexto ano consecutivo um conjunto de propostas culturais. Para já são dadas a conhecer as propostas para os meses de Maio e Junho.

Foi divulgada programação cultural para os Banhos Velhos para os meses de Maio e Junho. O antigo balneário termal volta a receber um conjunto de actividades ligadas à cultura, recorrendo à diversidade de propostas e de área de interesse.

A programação inicia-se já no dia 24 de Abril, com o concerto Vozes em Liberdade, integrado no ciclo de actividades que o Núcleo de Estudos 25 de Abril promove durante o mês. O concerto irá realizar-se no Pavilhão Multiusos da Escola Secundária das Caldas das Taipas, às 22 horas.

As propostas culturais para o espaços dos Banhos Velhos começam com o debate Recordar as Taipas, a 6 de Maio, às 22 horas, com Adélio Gomes e Carlos Marques. Segue-se no dia 14 uma oficina infantil sobre máscaras tribais. Será no sábado, 11 de Maio, às 11 horas.

Destaque ainda para a emissão especial do programa Português Suave, que a Rádio Universitária do Minho transmitirá no dia 27 de Maio. Irá falar-se de música, sendo convidados Rui Torrinha, programador do CC Vila Flor; Luís Ribeiro, da Associação Convívio; e Miguel Oliveira da editora Revolve.

A este programa especial seguir-se-á no dia seguinte os concertos de Paraguaii, que lançaram recentemente o seu primeiro LP Scope; e os Toulouse. Este concerto encerrará o programa do mês de Maio.

Para Junho está reservado uma sessão de fados, com o Grupo de Fados da Vila, de que são intervenientes alguns elementos da vila de Caldas das Taipas e da cidade de Guimarães. Será o primeiro evento de Junho, no dia 4.

Junho trará também teatro aos Banhos Velhos com uma apresentação de Plágio da companhia Teatro Oficina, no dia 11 de Junho, com texto e encenação de Nuno Preto (na foto).

De resto, no dia 18 está programada uma oficina infantil, desta feita sobre carimbos. Ao final da tarde, às 18 horas, Samuel Silva e José Caldeira farão uma nova apresentação do livro Guimarães Top Secret. O mês encerra com a primeira edição do Curso de Literatura Portuguesa.

A programação nos Banhos Velhos, à semelhança do quem tem acontecido desde 2010 é promovida pela Taipas Termal, empresa que detém a propriedade este espaço histórico das Caldas das Taipas.

Foto DR