Apontamentos de âmbito social
Quinta-feira, Maio 26, 2016

1. A Câmara Municipal de Guimarães assina esta sexta-feira, 27 de maio, na Plataforma das Artes e Criatividade, um conjunto de protocolos com 52 instituições de solidariedade social do concelho que se candidataram a apoios do Município para o ano de 2016. Tratam-se de importantes subsídios, no valor total de 621.549,60 euros, que têm por objetivo qualificar as nossas instituições e servir as nossas pessoas. Destaco a qualidade e o interesse dos projetos, a criatividade e a inovação, a consistência e o número de beneficiários. Parabéns a todos!

2. O Café Memória de Guimarães abre portas todos os quartos sábados de cada mês no Café Concerto do Centro Cultural Vila Flor, entre as 10 e as 12 horas. A participação é gratuita e não necessita de marcação prévia. Trata-se de uma iniciativa destinada a pessoas com problemas de memória ou demência, bem como aos respetivos familiares e cuidadores. Até agora, tem sido um sucesso, demonstrado na satisfação de todos os que pelas já quatro sessões passaram. Num contexto informal, acolhedor e reservado, oferece-se apoio emocional e informação útil. A quinta sessão realiza-se este sábado, 28 de maio, sob o tema “O Bem-estar Emocional do Cuidador Familiar”. Teremos o prazer de ouvir a Dra. Catarina Alvarez, Psicóloga e Coordenadora Nacional do “Café Memória”.

3. Também este sábado realiza-se mais um “Mercado Intergeracional”, desta vez na Alameda de São Dâmaso, das 14 às 23 horas. O evento tem como objetivo promover a venda de produtos e trabalhos de 33 instituições participantes (Infância e Terceira Idade). Em simultâneo decorrerá uma exposição e divulgação de chás e plantas aromáticas. Há danças durante a tarde e animação musical até à noite. O convite, esse, está feito.

4. Na próxima quarta-feira, 1 de junho, comemoramos o Dia Mundial da Criança, das 10 às 16:30 horas, no Multiusos de Guimarães. São mais 22 instituições e 1.100 crianças a participarem nestas comemorações, poucas semanas depois de Guimarães ter aderido ao programa da UNICEF “Cidade, Amiga das Crianças”. Ao longo do dia 01 de junho, a Divisão de Ação Social do Município, em parceria com várias entidades do concelho, preparou um programa diversificado alusivo à criança, com atividades formativas, culturais, desportivas e recreativas. A não perder.

Vereadora do município de Guimarães