PUB
Aplicação móvel CPR11 distinguida em Espanha com o prémio ABC Salud
Quinta-feira, Janeiro 7, 2016

A aplicação móvel foi lançada em finais de 2014 e consiste num guia prático para assistência em casos de paragem cárdio-respiratória. O projecto é coordenado pelo médico vimaranense Hélder Pereira.

O projecto de desenvolvimento da aplicação móvel CPR 11, liderado pelo médico ortopedista vimaranense Hélder Pereira, foi distinguido em Espanha com o Prémio ABC Salud.

A aplicação móvel, que tem o objectivo de prevenir a morte súbita durante a prática desportiva, foi desenvolvida sob a coordenação do médico taipense Hélder Pereira e de Luis Serratosa.

O programa CPR11, cujo acrónimo significa Reanimação Cardio-pulmonar em 11 passos, tem o selo oficial da FIFA e foi certificada pela Sociedad Española de Medicina de Urgencias y Emergencias.

A campanha “Joga Seguro” pela qual vários atletas, das mais diversas modalidades, têm sido porta-vozes. A aplicação foi inicialmente lançada em Portugal e Espanha e posteriormente, em Outubro foi igualmente lançada no Brasil.

O ABC é um dos grandes grupos de comunicação existentes em Espanha, que atribui anualmente este prémio. Além da aplicação móvel foram igualmente distinguidos com os prémios ABC Salud: a médica Ana Lluch; o Centro Integral de Neurociencias de Madrid; o Hospital Universitário 12 de Octubre, de Madrid; o laboratório GSK, pela vacina contra a meningite B; e a Fundação Alicia Koplowitz.