PUB
Apelo aos antigos alunos do Ciclo das Taipas
Quinta-feira, Maio 9, 2013

No âmbito do Projeto Curricular “Afirmar a Identidade. Desafiar o futuro”, a desenvolver-se na EB 2,3 das Taipas, lança-se um apelo aos antigos alunos para recolha de material.

Elaborar/recolher as memórias da Escola Básica 2,3 de Caldas das Taipas é um dos objectivos deste projecto pelo que, para a sua concretização, se apela à recolha das lembranças que fazem parte da Escola Preparatória Raul Brandão, criada como anexo da João de Meira, no ano de 72/73, precisamente há 40 anos e que depois foi transferida para os barracões, junto ao cemitério das Taipas.

Mais tarde, transferiu-se para as instalações actuais, onde passou a Escola Básica C+S de Caldas das Taipas, readquirindo a sua denominação de Escola Preparatória de Caldas das Taipas (já sem o nome do patrono), em 86/87, com o aparecimento da Escola Secundária.

Esses anos não existem no arquivo da escola, porque ninguém fez a sua história. Só as pessoas que a frequentaram, os primeiros terão agora 51/52 anos e/ou lá trabalharam, poderão ajudar a elaborá-la.

Deste modo, solicita-se a todos os que foram alunos, professores ou funcionários do antigo “Ciclo das Taipas” que tenham fotografias ou outros documentos, que fizessem a sua digitalização e a fizessem chegar à EB2,3 ou que os emprestassem para que a escola os possa reproduzir.

Solicita-se também o envio de depoimentos escritos (serão gravados se se deslocarem à EB2,3) sobre as recordações que tenham dessa escola, o seu conselho diretivo (quais os elementos que o constituíam), os funcionários, as actividades (passeios escolares e outras), as aulas… enfim, as recordações que ajudem a construir a história desta escola, desse passado onde não havia telemóveis nem máquinas digitais que permitissem armazenar, com grande facilidade, todas as informações.

Envie as suas informações ou apareça na EB2,3 das Taipas, contactando a professora Teresa Portal

Artigos Relacionados