PUB
Aniversário da Universidade do Minho com a presença da Ministra da Cultura
Quinta-feira, Fevereiro 15, 2007

Comemora-se hoje o dia da Universidade do Minho. Cumpre-se mais um aniversário desde que a academia minhota se instalou em Braga corria o ano de 1973.

Assinala-se hoje o dia da Universidade do Minho, numa altura em que se celebra o 33.º aniversário desta universidade.

As comemorações contarão com a presença da Ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, que se encontra de visita ao distrito de Braga.

No Largo do Paço, pelas 10.30 horas terá lugar uma sessão solene no Salão Medieval das instalações da UM. Nessa altura serão registadas as intervenções do Reitor da UM – António Guimarães Rodrigues; do presidente da Associação Académica da UM e, finalmente, da Ministra da Cultura.

No final do dia pelas 21.30 horas, igualmente no Salão Nobre, acontecerá um concerto pela Orquestra de Câmara do Minho, onde serão interpretadas obras Haydn, Beethoven e Eurico Carrapatoso.

O concerto será dirigido pelo percussionista Pedro Carneiro.

A Universidade do Minho lecciona desde 1975, sendo considerada hoje uma das maiores universidades portuguesas, com uma população de mais de 15.000 estudantes, dos quais cerca de 2.000 são alunos de pós-graduação, e com cerca de 1.200 docentes e 600 funcionários.

Texto: Paulo Dumas

Artigos Relacionados

Aniversário da elevação a vila marcada com lançamento de monografia
Segunda-feira, Junho 19, 2006

Passaram ontem 66 anos sobre a elevação de Caldas das Taipas à categoria de vila. A data foi marcada com o lançamento do primeiro de dois volumes da monografia dedicada à vila.

Passaram ontem 66 anos sobre a data em que se verificou a elevação de Caldas das Taipas ao estatuto de vila, por decreto de 19 de Junho de 1940.

Vivia-se em Portugal o Estado Novo e a segunda republica. António de Oliveira Salazar ocupava a presidência do conselho de Ministros. A nível internacional vivia-se em plena Segunda Guerra Mundial.

A data e o aniversário foram marcados pelo lançamento do primeiro volume da monografia sobre Caldas das Taipas, trabalho de investigação que está a ser coordenado por Armindo Cachada.

Artigos Relacionados