PUB
Alunos do Pinheiral ganham concurso Escola Aberta
Quarta-feira, Abril 29, 2009

O trabalho consistiu no levantamento de barreiras arquitectónicas dentro e fora da escola. Foram várias as limitações encontradas pelos alunos.

Foram entregues os prémios do Concurso Escola Aberta, numa cerimónia que decorreu no Governo Civil do Distrito de Braga. A escola EB 1 do Pinheiral, das Caldas das Taipas, foi uma das escolas premiadas ao nível do distrito de Braga.

O Programa Escola Aberta resulta de um acordo de parceria entre o Ministério da Educação português e a UNESCO, com o objectivo de, a partir do fomento das relações entre a escola e a comunidade, melhorar a qualidade da educação e a inclusão social.

No caso da escola das Caldas das Taipas, o trabalho consistiu num levantamento das barreiras arquitectónicas existentes no edifício da escola. Os alunos identificaram diversos constrangimentos que limitam o acesso a pessoas com necessidades especiais, que tenham dificuldades de mobilidade, por exemplo.

Outra das escolas vencedoras do concurso foi a escola EB 2,3 de Francisco Sanches, de Braga.

A entrega dos prémios a nível nacional, com os vencedores de todos os distritos está marcada para o próximo dia 3 de Junho, em Vimioso.

O Programa Escola Aberta é promovido pelo Instituto Nacional para a Reabilitação (INR) em colaboração com outras entidades. Sensibilizar e mobilizar os alunos para a sua participação na superação da discriminação de que são alvo as pessoas em geral e em particular as pessoas com deficiências ou incapacidade.

Texto: Paulo Dumas

Artigos Relacionados