PUB
Alunos de Guimarães recebem prémios da Sociedade Martins Sarmento
Quarta-feira, Março 9, 2016

Francisco Martins Sarmento nasceu a 9 de Março, no ano de 1833. A sociedade com o seu nome cumpre a tradição da entrega dos prémios escolares.

A Sociedade Martins Sarmento entrega esta quarta-feira, 9, os prémios escolares aos alunos do ensino básico (primeiros e terceiro ciclos), secundário e superior. Os prémios serão entregues em dois momentos distintos – os do primeiro ciclo às 15 horas e os restantes, às 21 horas.

Os prémios escolares da Sociedade Martins Sarmento são já uma tradição enraizada em Guimarães. Tanto na cidade como nas freguesias é frequente ouvir referências aos prémios, que são entregues a 9 de Março, altura em que a sociedade assinala a data de nascimento do seu patrono – Francisco Martins Sarmento.

Os “prémios da escola”, como também são conhecidos foram instituídos desde a fundação da Sociedade Martins Sarmento – a primeira vez que foram entregues foi em Março de 1882.

Os alunos do primeiro ciclo, distinguidos pelo seu mérito escolar, levarão para casa um diploma que atesta a efeméride e o livro Os Sete Guerreiros da Lua, da autoria da escritora vimaranense Maria José Meireles.

O dia que a Sociedade Martins Sarmento dedica ao seu patrono será ainda preenchido com a exibição de um filme para os estudantes mais novos – O Super-Formiga, de Ask Hasselbalch.

Às 21 horas está marcada uma sessão solene com uma conferência sobre O Islão em Portugal. Na mesma sessão, onde serão entregues os prémios aos alunos mais velhos, haverá tempo para um momento musical, a cargo de alunos da Academia de Música Valentim Moreira de Sá.

Foto DR