PUB
Aluno da EB 2-3 em terceiro lugar no concurso do Plano Nacional de Leitura
Quarta-feira, Junho 17, 2015

Partindo do desafio de fazer uma leitura crítica de “Memorial do Convento”, o concurso teve como principal objetivo o incentivo à escrita original. José Pedro Marques conseguiu o terceiro lugar no concurso nacional.

O aluno do oitavo ano de escolaridade, da Escola EB 2-3 de Taipas posicionou-se no terceiro lugar no concurso do Plano Nacional de Leitura, realizado a nível nacional. José Pedro Marques respondeu ao desafio do concurso e criou um texto a que deu o título de “Memorial do Pecado Social”. O tema do concurso era “Quem conta um conto… ao modo de Saramago?”.

O texto escrito por José Pedro Marques teve como referência o livro “Memorial do Convento”, publicado em 1982 pelo entretanto Nobel da Literatura português. Os prémios serão entregues no dia 26 de Junho, na cidade Mafra – local onde decorre a ação do romance histórico de José Saramago.

O Concurso do Plano Nacional de Leitura teve como objetivos o incentivo da escrita, sob a forma de um conto, que fosse também uma leitura crítica do “Memorial do Convento”. Este concurso é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura em articulação com a Fundação José Saramago, a Rede de Bibliotecas Escolares, o Instituto Camões e a Porto Editora.